Tudo sobre o Balanço de Branco
- Odu Mazza
- 3 de jan.
- 3 min de leitura

A luz tem diferentes cores ou tons. Azuis, amarelos, laranjas ou mesmo a luz branca neutra, dependendo da fonte de luz. Nosso cérebro porém, está sempre corrigindo a informação que ele recebe dos nossos olhos, fazendo com que a cor se torne mais neutra ou menos intensa, por isso, nem sempre percebemos diferenças de cores mais sutis.
Por exemplo, a luz do Sol no meio do dia é branca ou levemente azulada. Num dia nublado, a luz é bem mais azulada mas nós não percebemos essa diferença. Ao contrário, nossa câmera percebe a luz exatamente como ela é e se fotografarmos num dia nublado, a imagem será muito azulada.
A cor da luz é medida em graus Kelvin e também é conhecida por temperatura de cor. Para dar alguns exemplos, a luz amarela tem uma temperatura de cor perto de 3200ºK, enquanto uma luz azulada fica em torno de 7000ºK. Essas informações são as que aparecem na embalagem das lâmpadas comuns. Os flashes e luminárias de LED próprias para fotografia também tem essa informação.
Para corrigir essas diferenças intensas de cores nas câmeras, existe a regulagem do Balanço de Branco (ou White Balance em inglês). Todas as câmeras digitais tem essa regulagem, incluindo as câmeras de celulares.
Vamos ver melhor na prática. Qual a cor dessa xícara? Ela é branca, amarela, azul ou verde? Veja as fotos abaixo:
A foto abaixo mostra uma versão mais real da xícara ou “um branco mais branco”:

Na verdade, a xícara é branca mas, quando iluminada com luzes diferentes, teremos resultados de cores diferentes na fotografia. Para que a cor verdadeira seja mostrada, precisamos escolher a regulagem correta de balanço de branco. Apesar do nome, essa regulagem não afeta só objetos brancos mas de todas as cores (o branco e os tons de cinza são usados pois tem os mesmos valores de RGB). As câmeras digitais já tem algumas regulagens prontas parecidas com essas:

Com essas regulagens pré-programadas, fica bem fácil escolher o balanço de branco dependendo da situação da luz em que você está fotografando porém, é preciso algum cuidado pois essas regulagens são genéricas. O Sol do meio dia no verão em Manaus tem uma cor diferente do Sol do meio dia no inverno em Estocolmo, então essas regulagens automáticas podem não funcionar para todas as situações.

Existe também o balanço de branco automático (AWB) onde a câmera escolhe a melhor regulagem na hora da foto. Esse modo funciona razoavelmente bem mas não é a melhor opção para um resultado profissional e ele não funciona bem com flash. Só recomendo seu uso em último caso.
Para uma regulagem mais precisa, temos o balanço de branco customizado, onde você pode mostrar para a câmera exatamente qual a regulagem correta. Nas câmeras mais atuais, temos dois modos para fazer isso:
Kelvin (K) - Nessa regulagem, você informa pra câmera qual a temperatura de cor que você está usando. Ela é muito útil para iluminação artificial, onde sabemos a temperatura da fonte de luz. Por exemplo, a maioria dos flashes tem temperatura de cor de 5600ºK. Basta regular sua câmera para essa temperatura e o balanço de branco estará certo.
Custom - Caso você não saiba a temperatura de cor da luz, como em um dia parcialmente nublado por exemplo, você faz uma foto de uma superfície branca ou cinza sob a luz ambiente e indica para a câmera que aquela foto é o padrão para a regulagem de balanço de branco. A partir daí, todas as próximas fotos seguirão esse padrão. Cada câmera tem um modo diferente de informar o balanço de branco customizado então, verifique no manual da sua câmera como fazer. Caso não tenha essa superfície branca ou cinza pra fotografar, existe à venda um cartão cinza neutro, próprio para usar nessa medição. Você fotografa o cartão e informa para a câmera.
Uma informação importante é que essas regulagens serão aplicadas somente no arquivo JPG, quando você fotografa em RAW, pode selecionar o balanço de branco correto na pós produção, do mesmo jeito que faz na câmera. Ao abrir os programas de pós produção, eles irão ler a informação de balanço de branco e já vão trazer a mesma regulagem. Nesse caso só é preciso fazer poucos ajustes. Pessoalmente, prefiro já regular na câmera pois facilita a pós produção.
Lembre sempre de regular o balanço de branco antes de começar a fotografar e quando a luz mudar, assim terá sempre a maior fidelidade de cores nas suas imagens.
Comentarios